Haltija

Um haltia (em finlandês: haltija) é uma criatura similar a um espírito, gnomo ou elfo na mitologia finlandesa que guarda, ajuda ou protege algo ou alguém. A palavra é possivelmente derivada do Gótico ''haltijar'', que se referia ao colono original de uma herdade — embora essa não seja a única etimologia possível.

A palavra também é usada no finlandês moderno para significar dependendo do contexto, titular, ocupante, senhor, mestre, dono, ocupante, possuidor, portador ou proprietário.

Há muitos tipos diferentes de haltijas, como haltijas da água e haltijas da floresta. Até mesmo cemitérios têm seus próprios haltijas (kalman väki, "povo da morte").

Assentamentos humanos também têm haltijas. Um tipo desses haltijas são o tonttu ou maan haltija (haltija da terra). O tonttu é a versão finlandesa do sueco tomte. O finlandês tonttu e o sueco tomte estão relacionados com as palavras tontti (finlandês) e tomt (sueco). Ambas as palavras têm o mesmo significado, que é "lote em construção". Mais tarde, tais espíritos locais também seriam referidos como um tomtegubbe ["velho homem da casa"] em sueco. O kotihaltija (elfo ou gnomo doméstico) é o tonttu que vive em cada lar. Ele cuida da casa e é importante tratá-lo com respeito. O saunatonttu vive na sauna e a protege, mas também se certifica de que as pessoas não se comportem inadequadamente nela. Joulutonttu é "duende de natal" em finlandês. Ao contrário dos elfos de Natal em alguns países, o finlandês joulutonttu não tem orelhas pontudas.

Existem até mesmo haltijas pessoais, que são espíritos protetores semelhantes a anjos no Cristianismo. Um deles se chama de "luonto", que significa "natureza".

Na mitologia estoniana um ser parecido é chamado haldjas, enquanto que o termo usado em estoniano para um titular, mestre ou proprietário é haldaja

A palavra Haltija as vezes é escrita como haltia. Hoje em dia, essa ortografia mais rústica muitas vezes se refere aos elfos dos livros de Tolkien ou de outros livros do gênero de fantasia.[1]

  1. «Haltiat ja örkit». Kotimaisten kielten keskus (em finlandês). Consultado em 18 de dezembro de 2018 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search